O processo é formalizado pelo documento denominado de TERMO DE CESSÃO, onde é feita uma cessão dos direitos do Contrato de Investimento Coletivo de titularidade do cedente para o cessionário.
Os títulos mobiliários (Contratos de Investimento Coletivo - CIC) sejam equity ou dívida são ilíquidos em mercado primário, a forma que existe de gerar liquidez é através de negociações PRIVADAS no mercado secundário.
As negociações são entre duas partes Cedente (“quem está vendendo”) e Cessionário (“quem está comprando”). O processo é formalizado pelo documento denominado de TERMO DE CESSÃO, onde é feita uma cessão dos direitos do Contrato de Investimento Coletivo de titularidade do cedente para o cessionário. Acesse a minuta do documento aqui.
Essa cessão pode ser: (i) parcial, quando é transferida apenas uma parte da posição contratual (ex: o cedente é titular de um CIC referente a 5 cotas, mas deseja transferir apenas 2 para o cessionário); (ii) total, quando é transferida toda a posição contratual; (iii) por evento, quando a transferência será realizada em evento de falecimento do cedente.
Como as negociações são privadas, a Bloxs auxilia com a documentação.
1 - Comprador (cessionário) deverá ter seu cadastro completo na plataforma, caso ainda não seja investidor:
(i) Caso não tenha cadastro, acesse aqui
(ii) Caso não seja investidor e precise completar o cadastro, acesse aqui
2 - Em posse do Contrato de Investimento, disponível na seção "Documentos" na plataforma, e do e-mail cadastrado do cessionário, o cedente deverá gerar documento através do formulário neste link;
3 - Em um prazo de até 24 horas úteis, o documento estará disponível para coleta das assinaturas através da plataforma de assinatura eletrônica;
4 - Quando o documento estiver válido (com, pelo menos, as assinaturas das partes principais, cedente e cessionário) o processo de transferência pode ser efetuado na plataforma.
Tem mais dúvidas sobre este processo? Entre em contato conosco através de relacionamento@bloxs.com.br.